MUDAS FRUTÍFERAS


Abacates enxertados começam a dar frutos após o 3º ou 4º ano.Por ser uma planta perene,produz anualmente,até sua morte. Se for plantar,lembre-se que as raízes são profundas, necessitando 50 a 100 m² de espaço para desenvolver.
Abacate

Árvore de até 10 m de altura,tronco de casca áspera,copa densa e esgalhada.Folhas lisas e brilhantes.Fruto arredondado,casca amarela,polpa gelatinosa,ligeiramente branca,de sabor adocicado e de grande delicadeza.Com 3 anos de idade inicia a frutificação,que avoluma bastante a partir do 5º ano.
Abio

Árvore muito alta,atingindo aprox. 35 m,tronco grosso,cauliflora.É uma planta tropical.A colheita ocorre durante o ano todo,sendo maior no segundo semestre.Os frutos são arrendondados,grandes de até 4 quilos e sua casca é grossa e áspera.A polpa é firme,fibrosa e de sabor adocicado.Os frutos são consumidos ao natural,mas antes devem ser fatiados e mantidos por algumas horas em água com açúcar para o seu amolecimento.
Abrico

Mede até 3 m de altura,a partir de novembro o pé redobra de tamanho.Nessa época, surgem as flores,e quase que ao mesmo tempo,surgem os primeiros frutos.Segue assim até abril.As mudas demoram de 3 a 4 anos até a primeira frutuficação.Podas somente no inverno.
Acerola

Pode medir de 6 a 10 metros,tem tronco grosso,ramos abertos e longos.De sabor doce,polpa firme e aromática.A produção de frutas começa após 2 anos de plantio e atinge seu pico entre 6 e 8 anos.As melhores épocas para se plantar são no inverno, entre junho e julho e no verão,entre dezembro e janeiro.
Ameixa

Comportamento rasteiro,pode ser conduzida em cerquinhas,seu gosto é doce a ácido.São fáceis de colher,mas são frágeis.São arbustos com mais de 1 m de altura,precisam de frio para dar frutos,frutificam durante todo o verão.
Amora

Podem chegar até 8 metros de altura.Para o cultivo,a terra deve ser de textura leve,bem drenado,farto em matéria orgânica,profundo e um pouco ácido.A polpa é branca e tem sabor adocicado.Começa a produzir a partir do 3ºano,mas sua frutificação plena se dá pelo 5ºano adiante.
Anona

Árvore pequena,tipo arbusto de até 8 metros,tronco com casca lisa que se desprende em placas finas.As flores são hermafroditas,pequenas,brancas-esverdeadas.Fruto com a polpa esbranquiçada,adocicada,sendo pouco ácida,suculenta e aromática.Tem seu sabor lembrado ao da goiaba.Frutifica na primavera e verão.
Araça

Arbusto perene de 2 a 4 metros de altura,nas partes novas nota-se a presença de pêlos brancos(penugem),forma uma copa bonita e compacta.As flores são brancas,pequenas e hermafroditas.O florescimento ocorre no período de maio a junho.Os frutos maduros são globosos,casca grossa,cor amarela-canário,a polpa é translúcida,suculenta,doce e levemente ácida.O início da frutificação ocorre 2 a 4 anos após o plantio.
Cabeludinha

O plantio é feito no mês de julho e o ponto alto da frutuficação ocorre entre março e abril.Os frutos surgem a partir do terceiro ou quarto ano,com freqüência anual entre fevereiro e maio.Porte de 3 a 15 metros,dependendo da poda.Fruto adocicado.
Caqui

Possui sabor agradável e adocicado.Oferece duas safras anuais,a principal ocorre entre dezembro e fevereiro e a secundária,entre abril a julho.Cada pé produz mais de mil frutos por ano,durante as duas safras.Com porte de até 9 metros,pode ser usada até como planta ornamental.Para se desenvolver,a caramboleira precisa de clima tropical com muito calor e umidade.
Carambola

Caracteriza-se por árvore perene de médio a grande porte,alcançando entre 15 a 20 metros de altura.Seu desenvolvimento é favorecido em solos de fertilidade média e alta,permeáveis a pelo menos 75 cm de profundidade para um bom desenvolvimento.A colheita é feita de janeiro a julho.
Castanha

A cerejeira é uma planta originária da Ásia, foi introduzida acerca de 20 séculos na Europa.É uma planta arbórea,que produz frutos pequenos, arredondados, de coloração variável do quase incolor com traços amarelos ao vermelho escuro.A cerejeira é uma planta cujo cultivo deve ser realizado em regiões frias.
Cereja

O seu tronco ou estipe não é ramificado e pode chegar até 20 metros de altura.Existem variedades de coqueiro-gigante e coqueiro anão.A variedade de coqueiro-gigante produz polpa mais grossa,o coqueiro anão tem polpa mais fina,muita água no interior dos frutos.O coqueiro anão se desenvolve mais lentamente que o coqueiro gigante,mas é mais precoce e inicia a frutificação mais cedo.
Coco da bahia

Árvore de crescimento amplo que pode atingir até 8 metros de altura.O caule tortuoso e a casca cinzenta e lisa,ramos frágeis.Flores muito pequenas, desenvolvem-se no interior da chamada fruta do figo.A estrutura carnosa e suculenta de formato periforme,comestível,de coloração brancoamarelada até roxa, encerra em seu interior os inúmeros frutos desta espécie, que são freqüentemente confundidos com sementes.Frutifica conforme poda ou o ano todo.
Figo

Planta arbustiva,caule ereto,ramos armados de acúleos(espinhos semelhantes aos da roseira)e flores brancas.Os frutos maduros são aromáticos,adocicados,comestíveis,de coloração rosa-vermelho.A época de colheita é de dezembro a início de janeiro,nas condições brasileiras.A planta se desenvolve e frutifica bem em clima frio e ameno.
Framboesa

A fruta do conde é produzida por uma árvore chamada ateira, da família das Anonáceas.Pertencem a esta família a graviola e o araticum.É originária das Antilhas,tendo sido aclimatada no Brasil.A fruta é também conhecida pelos nome de ata, pinha e condessa.Fruta macia,perfumada,doce e delicada.Porte de 5 a 8 metros de altura
Fruta do Conde

É uma fruta que se parece com o figo,só que um pouco maior.O fruto deve ser colhido no ponto certo de maturação para que possa ser aproveitado.Seu uso mais freqüente é sob a forma de licor.Sua polpa é suculenta,aromática,comestível e com sementes no centro.Após os 6 anos ela se torna adulta,sendo uma árvore alta de caule ereto,ramificada a boa altura do solo.Floresce em abril e maio.
Genipapo

O porte da goiaba pode variar entre 3 a 8 metros.A partir dos 3 anos do plantio,a goiabeira pode produzir o ano todo,em especial de janeiro a maio.O sabor da goiaba é campestre adocicado.Para cultivar em casa,é preciso uma boa adubação no plantio e na manutenção para render frutos.
Goiaba

A gravioleira é uma árvore de crescimento ereto,copa reduzida,com crescimento de 4 a 8 metros de altura.Essa planta frutífera é considera a mais tropical e a mais perfumada entre as anonáceas.os frutos da gravioleira têm formato cordiforme,a polpa é mole,doce ou sub-ácida,têm grande quantidade de sementes.
Graviola

Os primeiros frutos de uma árvore plantada a partir de sementes demoram entre 10 a 15 anos para frutificarem,recomenda-se plantar mudas enxertadas e híbridas,pois demoram cerca de 5 anos para frutificarem.Desenvolvem-se melhor em locais de clima quente e úmido,sob sol pleno,em solos areados,férteis e drenados.Fruto de sabor adocicado.
Jabuticaba

Porte de 20 metros de altura.Seu fruto destaca-se como o maior do mundo produzido em árvores,atigindo mais de 40 quilos.Produz por mais de 100 anos.Sabor e aroma extremamente adocicados e sua polpa tem aspecto viscoso.É uma árvore que briga por espaço,aconselha-se não cultivar outros tipos de árvores ao seu lado.
Jaca

No Brasil,é encontrado em diversos estados,mas é mais cultivado para ornamentação.É encontrado em locais de clima quente e úmido.É uma árvore que alcança até 20 metros de altura,possui copa densa com formato cônico.O fruto é muito aromático,polpa branca,esponjosa e de sabor suave.
Jambo

É necessário plantar um kiwi macho no meio dos kiwi fêmeas para haver produção de frutos.O sabor é cítrico.Produz frutos em março e maio,crescendo bem rápido.Para produção,é necessário clima frio.
Kiwi

Desenvolve-se bem na maioria das regiões brasileiras,suportando até geadas.Depois de adulta,produz até 300 frutos por mais de de 20 anos.Porte de até 8 metros de altura.Mudas enxertadas,bem desenvolvidas,dão frutos logo no 1ºano,tem sabor adocicado e cítrico.
Laranja

A árvore da lichia tem porte entre 6 a 12 metros.Frutifica de dezembro a fevereiro.Os frutos produzem em cachos,a casca é rugosa e de cor vermelha e fácil de ser destacada.A polpa é gelatinosa,translúcida sucosa e de excelente sabor, lembrando ao de uva itália e não é aderente ao caroço.
Lichia

Porte de 2 a 4 metros de altura.Produz frutos após 3 anos de plantio.Para plantio,é necessário solo permeável e fértil.A casca é de superfície lisa, espessura fina, aderente e com glândulas de óleo médias.A polpa é amarelo-pálida, com textura macia a firme,com eixo sólido.
Lima da pérsia

Provavelmente,o limão é a fruta mais conhecida e usada no mundo.São tantas suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las.Tudo nele é aproveitável.Em geral,todos os tipos de limão têm aspecto semelhante,embora mudem no tamanho e na textura da casca,que pode ser lisa ou enrugada.Quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro,exceto uma das espécies,que se assemelha a uma mexerica.
Limão

É um fruto com propriedade adstringente,sendo excelente para a garganta e cordas vocais. É ótimo também para evitar a constipação intestinal.As variedades mais consumidas no Brasil são: fuji, gala, red, verde, melrose e Brasil. A polpa da maçã é branca,possuindo internamente sementes.É um fruto que necessita de clima frio para se desenvolver adequadamente.
Maça

Árvore de porte elevado em seu estado selvagem.Sua copa é frondosa e não permite o crescimento de outras plantas ao seu redor.Sua polpa é suave e suculenta,variando do amarelo ao amarelo alaranjado.Algumas variedades da manga são fibrosas outras não.Não é uma planta exigente quanto a solos, desde que sejam profundos e bem drenados. Não suporta geadas.
Manga

O maracujazeiro é uma planta semiperene,por isso,depois de no máximo 5 anos,deve ser substituído.Por ser uma trepadeira,pode ser cultivado em caramanchões,em cercas ou espaldeiras.Após um ano de plantio,já pode-se colher frutos.Sabor doce e azedo.
Maracujá

A planta é um arbusto de porte médio,de 3 a 6 metros de altura.Para que haja frutificação,é necessário o plantio de outros marmeleiros com carga genética diferente,porque a polinização é cruzada.Os frutos são grandes,arrendodados a alongados,amarelados,quando maduros,e bastante aromáticos.
Marmelo

O morango é um pseudo-fruto,originário do receptáculo floral que se torna carnoso e suculento e rico em vitamina C.Planta herbácea,rasteira e perene.Frutificam entre julho a novembro.É consumido in natura,e muito utilizado no preparo de tortas, musses,geléias,iogurtes, sucos,etc.Por se tratar de uma fruta sensível,o morango não pode ser guardado por muito tempo.
Morango

É uma planta perene,de clima temperado,porte médio.A nectarina tem características produtivas iguais ao pêssego,porém,seus frutos têm ausência total de pêlos,casca lisa,são bastante coloridos e o caroço não é aderente à polpa.
Nectarina

A nespereira é uma frutífera tipicamente de origem sub-tropical,porém com ampla adaptação a regiões de clima temperado com frios moderamente rigorosos e regiões tropicais onde predominam inverno ameno.É uma fruta pequena,de cor amarela e casca aveludada, de modo errôneo chamada popularmente de ameixa-amarela ou ameixa-japonesa.
Nêspera

A nogueira pecã é originária do Sul dos Estados Unidos.Pode ser encontrada em estado nativo,no Brasil.A nogueira pecã é uma planta de grande porte.O tamanho das nozes é bastante variável com o cultivar.Planta oriunda de clima temperado,pode ser encontrada em diferentes condições climáticas.No plantio,devem ser evitados os solos rasos,excessivamente secos e os sujeitos a longos períodos de encharcamento.
Nozes Pecan

A pêra é o fruto originário da árvore denominada pereira.É cultivável em clima temperado e em regiões serranas de solo fértil.O fruto é bastante apreciado por causa do seu sabor suave e da quantidade de nutrientes que possui.
Pêra

O pessegueiro é uma árvore perene,de porte médio a grande.As podas de formação,nos dois a três primeiros anos,são básicas para que,no futuro,apresentem boa frutificação e produção de frutos de boa qualidade.
Pêssego

Originária do Brasil,a pitangueira cresce em regiões de clima tropical e subtropical.A pitanga é comercializada,principalmente,na forma de polpa.A pitangueira torna-se uma pequena árvore após alguns anos de crescimento moderado, freqüentemente atingindo em torno de 8 m de altura.Sua coloração–alaranjada,vermelho–sangue ou mesmo roxa(quase preta)-torna essa fruta muito ornamental.A polpa da pitanga é macia, doce ou agridoce,cheirosa, deliciosa. Muitas variedades tendem a ser um tanto ácidas.Todavia,existem seleções muito doces.
Pitanga

É uma planta que se adapta a climas tropicais e subtropicais,até nos semi-áridos. propagada por sementes, mas como tem polinização cruzada, pode dar tipos diferentes.A propagação vegetativa por estacas lenhosas é fácil,bem como por alporquia.
Romã

No Brasil o sapotizeiro é encontrado principalmente nos estados das regiões Norte e Nordeste.O sapotizeiro é uma árvores de tronco ramificado que alcança até 20 m de altura,o fruto é uma baga redonda ou ovóide.O sapotizeiro é uma planta de clima tropical, desenvolve-se bem em local quente e úmido ou quente e seco,o fruto possui a polpa doce e saborosa sendo consumido ao natural e também utilizado para a confecção de geléia,sorvete,refresco e xarope.
Sapoti

É originária da América Central.Planta que raramente ultrapassa 7 metros de altura,possui ramos que se desenvolvem rente ao solo.Os frutos possuem uma película fina,verde,amarela ou vermelha,dependendo do estado de maturação,polpa de pequena espessura ao redor de um grande caroço.
Seriguela

A tangerina,também conhecida como mexerica,é uma fruta cítrica de origem asiática. Possui um formato arredondado (com gomos) e,quando madura,apresenta uma casca de cor alaranjada.A árvore que produz este fruto adapta-se em regiões de climas tropical e sub-tropical,pois precisa de uma boa quantidade de umidade para se desenvolver.
Tangerina

A uva é o fruto da videira, uma planta da família das Vitaceae.É utilizada frequentemente para produzir sumo,doce,vinho e passas,podendo também ser consumida crua.Se adapta a todas as regiões,existem vários tipos de viveiros para todos os climas,desde que não seja muito úmido.Em regiões quentes,as uvas apresentam um maior teor de acúçar.
Uva

é uma planta arbustiva, o fruto é uma baga que quando maduro adquire a coloração azul arroxeada, de tamanho pequeno, de sabor doce-ácido.Esta planta adapta-se bem ao clima temperado.
Mirtilo